domingo, 24 de março de 2013

A SOLIDÃO DO TREINADOR

Para atualizar o blog, aí vai um texto do Mestre Fernando Ferretti.

A SOLIDÃO DO TREINADOR
Uma partida muito importante, da sua vida está para começar. Sua equipe treinou muito para este momento. Você estudou tudo sobre o adversário, terminou a preleção para este, que é um jogo decisivo, que lhe dará a passagem até a vaga, no momento mais importante da competição.

Todos os que estão em volta lhe observam, comentam suas decisões, sobre o que deveria ser feito acerca da preparação e escalação da equipe. Sua torcida e diretores estão ansiosos por este dia, e pelo resultado do jogo. Sua mãe, esposa,filho e amigos rezam e torcem incondicionalmente por você, e o grande dia chegou e a hora da partida também .

Sua equipe já está aquecendo na quadra, a arquibancada do ginásio de esportes está lotada. Todos lhe observam enigmáticos, como se quisessem lhe dizer ou mudar algo na equipe, antes do grande momento. Eles acham, pelos olhares lançados, você inseguro demais ou calmo demais ou nervoso demais ou calado demais ou, enfim , se perguntam , embora sem emitir uma só palavra , se você é a pessoa exatamente certa no lugar certo , se você vai dar conta do recado

Você no banco, e ao seu lado os companheiros de sempre, o médico, o massagista, o supervisor ultimando os detalhes da súmula, o auxiliar técnico e o preparador físico voltando de dentro das quatro linhas,após encerrar o aquecimento da equipe . A arbitragem se coloca, a mesa zera o cronômetro e a partida vai começar e você, o Treinador,como se pudesse parar o relógio do tempo diz: STOP!!!! Parem tudo!!!!

Todos no ginásio param e lhe observam. Você pergunta a cada uma das pessoas, no ginásio, desde seus companheiros e diretor até o último torcedor, inclusive seus atletas : Quem quer sentar no meu lugar,aqui no banco ????? . Esta pessoa sentaria no seu lugar - sim, no seu lugar!!! - , com plenos poderes para mudar tudo, antes e durante a partida. Você treinador, iria para a arquibancada. Assistiria de lá como torcedor, diretor, jornalista, curioso, sem nenhum compromisso, só o de se divertir, xingar, criticar e berrar .

Aí, eu lhe pergunto: Sabe quantos sentariam no seu lugar???? NINGUÉM!!!!!

Porque ninguém é valente suficientemente para trocar de lugar com você, naquele momento.Moral da história: Seja você mesmo, com suas valentias, seus temores, dúvidas e virtudes . Prove para todo mundo que suas ideias, na preparação do jogo eram as mais adequadas, por que você e sua comissão técnica é que estavam ali no dia-a-dia, com a equipe. Erre e acerte com sua vontade e sua determinação, aprendendo cada lição que os jogos lhe ensinam. Porque naquele momento, que o jogo está para começar e durante a própria partida, é solidão quase total e as pessoas em volta só vão saber algum tempo depois o que você já sabia. Só conseguirão reagir a ação que você já tomou segundos antes. Pense nisso e até breve......
 FERNANDO FERRETTI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário